Por se alterar mais visivelmente ao longo das diferentes idades,exige ainda mais cuidados do que a pele do corpo.
Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de ação ou tratamento, é preciso conhecer seu tipo de pele, suas características, idade e condições em que se encontra e a que fatores foi ou é exposta.
PELE OLEOSA
É uma pele espessa, granulosa e brilhante devido á produção excessiva de óleos pelas glândulas sebáceas. A zona de maior oleosidade forma um T no rosto, ocupando a área do queixo,nariz e testa, onde apresenta poros dilatados, ás vezes obstruídos por cravos.
Exige limpeza e hidratação diárias. Para limpar, ideais são os sabonetes líquidos suaves e glicerinados. Já a hidratação deve ser feita com gel, gel-creme ou loção livre de óleo (oil free), para não obstruir mais os poros.
PARA FAZER EM CASA:
Um esfoliante fácil de fazer leva açúcar refinado misturado com sabonete liquido neutro. Com ele, deve-se massagear o rosto e corpo. Em seguida, enxaguar a pele com água morna e usar um bom hidratante não oleoso.
PELE SECA
É a pele pouco lubrificada e hidratada, por causa da pouca atividade das glândulas sebáceas. Apresenta textura fina e áspera, poros imperceptíveis. Exige hidratação e cuidados, sobretudo no frio.
É a pele que mais precisa de aporte vitamínico. Recomenda-se usar nutriente noturno com dupla ação : Nutrição e revitalização celular.
PARA FAZER EM CASA:
Misturar açúcar refinado com uma loção hidratante, de preferencia sem perfume. Acrescentar algumas gotas de óleo de amêndoas, misturar bem e esfoliar rosto e corpo. Ao final enxaguar com água morna e usar hidratante potente.
PELE SENSÍVEL
Este tipo de pele requer cautela, por causa de reações alérgicas. Antes de usar um novo produto, deve-se aplicá-lo na parte interna do antebraço para testar eventuais reações. Produtos como camomila ou Aloe Vera são ideais. A limpeza deve ser feita com loções ou leite de limpeza, em vez de sabonetes líquidos ou em barra.
Deve-se evitar sabonetes alcalinos, loções alcoólicas, produtos abrasivos, ácidos de frutas e produtos perfumados.
PARA FAZER EM CASA:
Substitua o açúcar da receita para pele seca por farinha de milho (fubá), misturando-o com uma loção hidratante leve e soro fisiológico. Enxaguar e hidratar a pele depois do procedimento.
Mel é um ótimo hidratante e recuperador de peles cansadas. Deve ser aplicado no rosto e corpo por cerca de 15 minutos. Depois disso, a pele fica hidratada, descansada e cheirosa.
PELE NORMAL
Pele cuja oleosidade é equilibrada,daí sua aparência lisa e com os poros pouco visíveis. Requer atenções de rotina: limpeza e hidratação.
Evitar lavar o rosto com água quente e expor-se ao sol sem proteção.
PELE MISTA
Apresenta oleosidade excessiva na zona T (testa, nariz e queixo) com poros dilatados e cravos nos poros, nas demais do rosto é normal ou seca.
Limpar a pele entre o terceiro dia da menstruação até uma semana depois, para controlar a oleosidade e equilibrar o pH. Evitar produtos de limpeza agressivos que podem ressecar as áreas não oleosas.
Daiana P. Coelho
Esteticista
27 99804-3061
Rua: José Cassiano dos Santos 135,
Vitória-Es
Nenhum comentário:
Postar um comentário