quarta-feira, junho 15

O que é Peeling ?



O que é Peeling ?
O verbo TO PEEL, em inglês, significa descascar, despelar, escamar,esfoliar,desprender. Os Peelings cutâneos são procedimentos que provocam a descamação e a renovação da pele,para melhorar lesões e aspectos cutâneos desagradáveis e permitir uma pele nova. São recomendados para remover manchas,clarear e rejuvenescer a pele, mas também para tratar estrias.

NIVES DE PROFUNDIDADE

Os peelings podem ser :

Superficiais : Pode ser mecânico ou químico. Ocorre uma descamação superficial das camadas da Epideme, ativa um mecanismo biológico que estimula a renovação celular,dando a pele uma aparência externa mais saudável e Bonita. É indicado para remover manchas superficiais,tratar poros dilatados,rugas finas,textura áspera,hiperpigmentação(sardas,melasmas),acne vulgar e rosácea. (Pode ser feito por esteticistas)

Médio : A descamação se aprofunda um pouco mais e atinge parte da Derme. Indicado para rugas mais profundas,hiperpigmentação(manchas escuras mais acentuadas),pele fotoenvelhecida(com excesso de exposição solar) e cicatrizes. Tem recuperação demorada e exige cuidados prévios. É um procedimento Médico, mas também pode ser feito por esteticista na supervisão de um médico ou concentração de acido menor.

Profundo : É extremamente agressivo,atingindo as camadas mais profundas da derme. Produzindo um resultado muito bom. É indicado para peles muito envelhecidas. Os cuidados prévios e para recuperação são parecidos com o do peeling médio. Por se bem agressivo, se houver lesão da camada basal, pode ocorrer cicatriz. É um procedimento Médico.


Os peelings mais conhecidos são o Químico e o Mecânico.

Mecânico : São procedimentos cirúrgicos que utilizam equipamentos especiais que promovem um “lixamento” da pele.
EX: Laser,jato de cristal (peeling de cristal e diamante).


Químico : São aqueles que utilizam substâncias químicas queratolíticas que,dependendo da concentração e do tempo de aplicação,promovem uma maior ou menor esfoliação da capa córnea.
EX: Ácido retinóico,ácido glicólico,tricloro acético(TCA),ácido salicílico,resorcina.














Época dos Peelings
O inverno é o período do ano mais recomendado para recorrer aos peelings e declarar guerra ás manchas e outros problemas de pele. É ideal porque,já sensibilizam a epiderme(camada superficial da pele),os peelings deixam a pele mais vulnerável diante dos raios do sol,que são mais intensos no verão,podendo provocar queimaduras sérias e novas marcas. Isso ocorre porque o peelings sensibilizam a pele e provocam reações como vermelhidão e descamação.

O que é preciso saber :
1-Antes do peeling,com antecedência de 3 a 4 semanas,a pele precisa ser preparada. A intenção é Clareá-la e deixá-la mais uniforme, para evitar complicações pós-peeling.

2-Não existe idade ideal para submeter-se ao peeling. Só o médico ou a esteticista saberá avaliar a necessidade e o agente químico a ser utilizado.

3-Peelings podem ser realizados tanto no rosto quanto no corpo.

4-É preciso evitar sol e proteger-se com FPS acima de 20.

5-Quando houver formação de cascas(escamação da pele),deve-se evitar retirá-las para não criar manchas e cicatrizes.

6-Peelings não são INOFENCIVOS. Se aplicados sem orientação médica, podem provocar sérias alterações na estrutura da pele.

7-Após o peeling é preciso usar hidratante,substancias que estimulem a formação do colágeno e renovação celular,para que os resultados obtidos se mantenham por mais tempo.

8-Peelings mal feitos podem também causar intoxicação,sensibilidade ao frio e processos alérgicos(vermelhidão,inchaço,coceira e bolhas).

ATENÇÃO:
Não importa o tipo de peeling realizado,depois de submeter-se a este tratamento deve-se impreterivelmente EVITAR A EXPOSIÇÃO AO SOL.






Daiana P. Coelho
Esteticista e produtora de Maquiagem
daianapontesestetica@hotmail.com

Facebook : https://www.facebook.com/profile.php?id=100000042429743

Pagina Do facebook :https://www.facebook.com/pages/Daiana-Pontes-Est%C3%A9tica/168523469874237

Um comentário: