sexta-feira, julho 29

Que tipo de acne você tem?

Quando você está em crise com o espelho, como está a sua pele?



1) Cheio de cravos, pretos ou brancos (bolinhas fechadas): ACNE GRAU 1.

2) Muitos cravos e algumas espinhas, ás vezes com pus,as vezes só com o pontinho inflamado:
ACNE GRAU 2.

Como tratar?
Limpeza de pele mensal, sabonetes com enxofre e ácido salicílico ajudam a controlar a oleosidade. Se as espinhas incomodarem muito, o dermatologista pode receitar produtos com ácido retinóico, que descamam a pele de leve, eliminando os cravos e desobstruindo os poros entupidos. Resista a tentação de espremer: a unha pode contaminar a lesão e machucar a pele, deixando cicatrizes.

3) Alguns cravos e várias espinhas, que muitas vezes formam uns caroços na pele: ACNE GRAU 3.

4) Muitas espinhas inflamadas e inchadas, que se juntam, formando caroços profundos e doloridos que drenam pus: ACNE GRAU 4.

Como tratar?
O tratamento em geral, é feito com Isotretinoína (Roacutan), um medicamento que atrofia as glândulas sebáceas. Ele é bem eficiente, mas causa muitos efeitos colaterais (o mais grave são alterações no feto se a paciente ficar grávida). Casos menos graves podem ser tratados com antibióticos tópicos ou orais, que impendem a proliferação nos poros entupidos.

CRAVO TAMBÉM É ACNE!
O cravo é o primeiro estágio da acne. Ele é o sebo que ficou preso dentro dos poros por causa do excesso de oleosidade (na adolescência, o sebo é mais grosso) e do aumento da descamação da pele (que forma um tampão espesso sobre os poros). Quando não esta inflamado, a gente vê apenas um ponto preto. Se inflama, vira uma espinha.

Vamos cuidar diariamente do nosso rostinho, pois ele é nosso cartão de visita.


Daiana Pontes Coelho

Esteticista

Vitória-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário